quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Por um mundo sem machismo, preconceito e homofobia


 
Escrevo este texto estarrecida por conta de um ato de violência, motivado por homofobia, que aconteceu na nossa cidade, afetando um casal de jovens e um amigo. Ou melhor, escrevo este texto, estarrecida por conta de um ato de violência gratuito, que aconteceu em nossa cidade, afetando a todos nós, gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e heterossexuais. Quer dizer que é aceitável que, ao andar pelas ruas, pessoas sejam agredidas apenas por sua orientação sexual? Ser gay é motivo para levar porrada? Para ter o braço quebrado em três partes, na Avenida 27 de Janeiro? O que tá pegando?

No Brasil, há que se assumir que temos uma grave situação de crimes contra homossexuais. Aqui e em outras partes do mundo a homofobia mata, a impunidade arremata. O que aconteceu em Jaguarão não foi um fato isolado. Também não foi o primeiro, mas queremos que seja o último.

Não pensem que esquecemos o caso da humilhação sofrida pelo Professor Everton Fêrrêr, na Universidade Federal do Pampa, em que três alunas se recusaram a tê-lo como paraninfo na formatura, por conta de sua identidade de gênero. A humilhação sofrida no ambiente de trabalho passou praticamente impune, trazendo feridas invisíveis aos olhos, mas não menos doloridas.

Segundo dados do Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil, em 2012, foram registradas pelo poder público 3.084 denúncias de 9.982 violações relacionadas à

população LGBT, envolvendo 4.851 vítimas e 4.784 suspeitos. Em setembro ocorreu o maior número de registros, 342 denúncias. Em relação a 2011 houve um aumento de 166,09% de denúncias e 46,6% de violações, quando foram notificadas 1.159 denúncias de 6.809 violações de direitos humanos contra LGBTs, envolvendo 1.713 vítimas e 2.275 suspeitos.

 

A violência envolve desde agressões físicas a ameaças, humilhações, discriminações, negligências, abusos sexuais, negação de direitos, entre outras situações.

 

Cabe reiterar que as estatísticas analisadas referem-se às violações denunciadas, não correspondendo à totalidade das violências ocorridas cotidianamente contra LGBTs, infelizmente muito mais numerosas do que aquelas que chegam ao conhecimento do poder público.

 

Por trás destes dados estão o sofrimento, a indignação e a revolta, mas principalmente a necessidade de se somar esforços para luta, que é diária e deve envolver a pressão nas ruas e também na política.

 

Está em jogo uma série de fatores: apesar de muitos avanços, o Estado comprometido ainda e engessado por valores e dogmas religiosos, a falta de Coordenadorias, Conselhos LGBT e planos de combate a homofobia nos governos estaduais e municipais, a dificuldade que ainda impera na educação para se compreender e tratar com naturalidade a nossa diversidade cultural e sexual.

 

Acontecerá uma marcha neste domingo (19), com concentração a partir das 17h, em frente ao Cine Regente, que pretende denunciar o preconceito e a homofobia na nossa cidade e dar um basta a violação dos direitos humanos que, ao assolar as chamadas minorias, afeta a sociedade de um modo geral. Devemos estar presentes, fortes e engajados para que a população LGBT tenha, de uma vez por todas, o respeito que merece. Todas e todos lá!!!

 Andréa Lima.
Publicado no Jornal Fronteira Meridional em 15/01/2014.
 
Fonte da imagem: www.dci.com.br
Protesto contra o Pastor Marco Feliciano na Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

 

2 comentários:

  1. ASSISTA NO YOUTUBE MINHA NOVA MUSICA (SINGLE) UMA MUSICA QUE FALA SOBRE O PRECONCEITO, VAMOS MOSTRAR PRA SOCIEDADE QUE SOMOS NORMAIS
    https://www.youtube.com/watch?v=Q-eTpeLLy9A

    ResponderExcluir

  2. Oi sou uma blogueira que amo o que faz e venho navegando de blog em blog convidando os blogueiros sérios assim como vc a participar da nona pena de ouro que a Lindalva esta realizando. E gostaria muito de poder contar com a sua presença. Esse é o link:http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br/
    Precisamos apenas que vc dê o seu voto na poesia que melhor lhe tocou o seu coração.
    Mas não esqueça de deixar o link de seu blog para que seu voto seja validado.

    Abraços

    ResponderExcluir